Samu Ceará 192 promove atividades de conscientização alusivas à Semana Nacional de Combate ao AVC

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) está realizando atividades em alguns municípios cearenses em função da Semana Nacional de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A programação vai até o dia 9 de novembro e prevê ações em Quixeramobim, Iguatu, Caucaia, Fortaleza e Maracanaú.

O AVC é a segunda causa de morte no mundo e a primeira de incapacidade. A prevenção pode evitar 90% dos casos e o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC, com o rápido tratamento de urgência em um centro de AVC, diminui a chance de sequelas.

O Ceará tem ampliado serviços para garantir atendimento para pacientes vítimas de AVC. Uma nova unidade de AVC foi inaugurada neste ano no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim.

Desde 2009, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) conta com a unidade de AVC, com estrutura moderna e equipe interdisciplinar de plantão 24 horas, para prestar atendimento diferenciado ao paciente que chega na emergência. A unidade é a maior do país no tratamento de derrame cerebral agudo e subagudo, com 21 leitos.

No Cariri, o Hospital Regional, em funcionamento desde 2013, também conta com uma unidade de AVC. Ela faz parte do projeto de descentralização do Programa de Atenção Integral e Integrada ao AVC no Ceará, iniciativa que tem reduzido de maneira significativa o número de óbitos.

O diretor do Samu 192 Ceará, coronel João Vasconcelos, destaca os objetivos da campanha e a importância de conscientizar a população dos cuidados necessários para evitar um AVC.

Sugestões de Reportagens: 88 9686 6694 Tim – 88 8849 5444 OI – 88 2147 0720 Fixo. Inclua o Sertão Alerta entre os seus links favoritos. VC Repórter no WhatsApp 88 9 9686 6694. sertãoalerta.com@gmail.com.

.

CLEUMIO PINTO RADIALISTA DRT/CE 5687 - MATRICULA 7723

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *