Professora da rede pública de Ocara selecionada para intercâmbio no Canadá

A professora da Rede Municipal de Ensino de Ocara Kátia Cilene foi selecionada para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá, em parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Kátia foi escolhida com o Projeto de Iniciação Musical com Flauta Doce no Ensino Fundamental para alunos do 6º ao 9º ano, desenvolvido para a Secretaria da Educação de Ocara.

Ela viajará para a cidade de Ottawa, Capital do Canadá, onde participará de um intercâmbio de oito semanas. As atividades no país norte-americano acontecerão no período de 8 de julho a 30 de agosto de 2019. Ao todo, foram escolhidos 102 professores de todo o Brasil.

O objetivo do programa é promover a capacitação de professores das redes estadual, municipal e distrital, que realizarão curso de aperfeiçoamento promovido pelo Colleges and Institutes Canada – CICan. O programa é dividido em duas partes, sendo a primeira um curso básico de inglês e a segunda um curso de formação para professores, voltado para gestão de sala de aula e aprendizagem centrada no aluno.

Iniciado em 2018 na Escola de Ensino Fundamental Luís Cândido de Oliveira, no Centro, o Projeto de Música “proporciona aulas de flauta doce e iniciação musical para alunos com aulas de Teoria Musical, interpretação textual com as letras das músicas, práticas vocais e instrumentais, promovendo o desenvolvimento da inteligência musical aproximando e envolvendo crianças e jovens do fazer artístico e desenvolvendo suas habilidades, competências e capacidades artísticas e culturais”, explica a professora Kátia Cilene.

As aulas começaram a ser oferecidas também nas Escolas Municipais João Paulo Sobrinho, na localidade de Açude São José, Vereador José Pires de Freitas, no Distrito de Serragem, E.E.F. Joaquim Martins de Souza, de Novo Horizonte.

“Agradeço à prefeita Amália Pereira e à secretária da Educação, Raquel Lopes, por acreditarem e confiarem no potencial dos nossos professores com os projetos que surgem das demandas da sala de aula, como os projetos culturais que apresentamos desde 2017.

Agradeço aos meus colegas professores de Arte, aos agentes pedagógicos Verônica Holanda, Altemar e Magnádia; aos gestores das escolas onde iniciamos o projeto; agradecemos os apoios dos poderes Legislativo e Judiciário aos projetos educacionais, sem os quais não poderíamos atender nossas complexas demandas escolares. Agradeço em especial aos pais e alunos, pois não seria possível a realização do projeto de Iniciação Musical nas escolas sem o interesse e a participação dos estudantes – nosso foco maior é o desenvolvimento da aprendizagem – que mostram, nas avaliações, na frequência escolar, na melhoria de sua socialização e no autocuidado e autoconhecimento, os resultados dos seus esforços e que deram vida, fôlego e voz ao projeto”. – Kátia Cilene.

Wictor Oliveira

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