Quixadá é uma das cidades incluídas no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) inclui Quixadá no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste(PRNDE). A divulgação foi feita na sexta-feira (24), em Recife, em reunião do presidente Jair Bolsonaro com governadores de estados do Nordeste. Ao todo foram 41 municípios escolhidos. No Ceará, além de Quixadá, estão outros cinco: Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu, Crateús, e a capital cearense, Fortaleza.

De acordo com o Governo Federal, o PRDNE, pretende aquecer a economia e gerar empregos através de seis eixos estratégicos: Inovação; Desenvolvimento de Capacidades Humanas; Dinamização e Diversificação Produtiva; Segurança Hídrica e Conservação Ambiental; Desenvolvimento Social; e Desenvolvimento Institucional. Entretanto, o Plano Regional ainda precisa de aprovação do Congresso Nacional. A proposta será votada em agosto e o Plano iniciado em 2020.

No encontro o superintendente da Sudene, Mário Gordilho, destacou que o critério de escolha das cidade considerou as novas regiões intermediárias e imediatas mapeadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram avaliados, ainda, os fluxos econômico, histórico, político e de crescimento produtivo. “A ideia-força do PRDNE é intervir de forma inteligente sobre a região, tirando proveito de sua rica e singular diversidade e lhe aplicando um duplo olhar: o do enfrentamento de suas fragilidades e da apropriação sistemática de suas potencialidades”, ressaltou.

O prefeito Ilário Marques, a primeira-dama Rachel Marques, e o deputado estadual Osmar Baquit comemoram a inclusão deste município no Plano de Desenvolvimento da Sudene. Segundo Marques, atuaram junto ao governo do Estado para a definição de Quixadá como cidade estratégica. Como a proposta é o desenvolvimento através do fortalecimento dos sistemas inovativos e produtivos locais, com o aumento da capacidade hídrica, a sustentabilidade e a revolução científica e tecnológica, a cidade tem esses potenciais, justifica Marques.

Diário do Sertão Central

Sugestões de Reportagens: 88 968 6 6694 Tim – 88 98110 1111 Vivo – 88 2147 0720 Fixo. Inclua o Sertão Alerta entre os seus links favoritos. VC  Repórter no WhatsApp 88 9 9686 6694. Curta nossa página no Facebook

SANTA CLOTILDE

CLEUMIO PINTO RADIALISTA DRT/CE 5687 - MATRICULA 7723

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *