Alunos e professores de escolas públicas do Ceará farão intercâmbio na China

O Ceará e a China estão mais próximos na área da educação pública. Nesta sexta-feira (26), o governador Camilo Santana visitou a cidade de Dalian, a 840 km da capital Pequim, onde teve encontro com o prefeito Tan Chengxu. Os dois gestores conversaram sobre a experiência realizada em projetos de educação, bem como sobre as afinidades entre o Ceará e a cidade chinesa, que podem estimular muitas parcerias nas áreas econômica e social. A cidade costeira de Dalian é considerada um dos principais polos petroquímicos da China, destacando-se ainda na indústria naval.

O acordo assinado nesta sexta entre o governador do Ceará e o prefeito de Dalian prevê que alunos e professores de escolas públicas do Estado do Ceará viajem para intercâmbio na China, e que o Ceará também receba estudantes chineses. O objetivo é a troca de experiências culturais, esportivas, e o desenvolvimento de uma comunidade escolar de aprendizado internacional.

Já a partir do próximo mês de agosto, dez alunos e dois professores de escolas estaduais do Ceará estarão em Dalian realizando o primeiro intercâmbio. O Governo do Ceará bancará as passagens e a Prefeitura de Dalian arcará com a hospedagem e alimentação.

“Estou muito feliz em poder dar essa oportunidade para nossos estudantes e professores das escolas públicas. Nosso estado tem hoje a melhor educação pública do Brasil, com 82 das 100 melhores escolas de ensino fundamental, e nosso ensino médio já colocou 13 escolas entre as 100 primeiras do país. Essa troca de experiência internacional servirá de estímulo para os alunos e professores, e dará ainda mais qualidade às nossas escolas”, afirmou o Camilo Santana.

O governador, acompanhado do assessor especial de Assuntos Internacionais, César Ribeiro, ainda visitou uma escola pública de Dalian. Conversou com professores e alunos, e conheceu o centro de treinamento esportivo, que estimula especialmente a prática do futebol, esporte que também é uma paixão da cidade chinesa.

Camilo também disse que espera que a partir desse acordo na área da educação, sejam discutidas outras parcerias entre o Ceará e Dalian nas áreas econômica e social. “A China é o país que mais cresceu no mundo nos últimos quarenta anos. Hoje tem grande potencial de investimento internacional. Queremos estar cada vez mais próximos para aproveitar essas oportunidades, que devem ser positivas para o Ceará e também para os chineses”, disse Camilo.

Sugestões de Reportagens: 88 968 6 6694 Tim – 88 98110 1111 Vivo – 88 2147 0720 Fixo. Inclua o Sertão Alerta entre os seus links favoritos. VC  Repórter no WhatsApp 88 9 9686 6694. Curta nossa página no Facebook

SANTA CLOTILDE

CLEUMIO PINTO RADIALISTA DRT/CE 5687 - MATRICULA 7723

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *