Maioria dos brasileiros não confia nas eleições nem no governo, revela pesquisa

Pesquisa do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas mostra que 68% dos brasileiros se sentem inseguros em andar à noite na área de moradia; só 14% acreditam na honestidade das eleições e 82% não confiam no Governo Federal. De acordo com o presidente da instituição, Marcelo Neri, estes números revelam um “mal-estar” que vem crescendo desde 2010.

A pesquisa compara a evolução da percepção dos brasileiros com a de 124 países em temas como medo da violência, descrença no sistema político e falta de confiança estatal.

Marcelo Neri afirma, porém, que, de 0 a 10, o brasileiro dá nota média de 6,3 para a sua satisfação com a vida:

“O brasileiro é um ser individualista, ele acredita nele, ele não acredita no país. E eu acho que um elemento importante nisso, que agravou nos últimos anos, é a questão da violência, é a questão da corrupção. O Brasil vai ter que dar uma resposta a estes problemas como deu à inflação, à desigualdade. A gente precisa enfrentar estes novos problemas e eu acho que de alguma forma a sociedade está se voltando para isso agora.”

No quesito “crença no sistema eleitoral”, os brasileiros estão atrás apenas do Afeganistão com apenas 14% confiando na honestidade do sistema. No mundo, a média é de 53%.

Segundo Marcelo Neri, o “mal-estar” do brasileiro ocorre em meio a dados positivos. E cita exemplos da evolução dos dados educacionais desde a década de 80, quando o Brasil passou de três anos de escolaridade média para nove:

“A produtividade da China, que era um oitavo da brasileira, agora é igual à brasileira. Então o Brasil fez o dever de casa escolar no sentido de uma educação cidadã, mas não de uma educação produtiva. É o desafio que o Brasil vai ter que enfrentar.”

A taxa de desaprovação das lideranças políticas brasileiras é de 86% e é a mais baixa da série histórica analisada.

Reportagem – Sílvia Mugnatto – Agência Câmara

Sugestões de Reportagens: 88 9686 6694 Tim – 88 8849 5444 OI – 88 2147 0720 Fixo. Inclua o Sertão Alerta entre os seus links favoritos. VC Repórter no WhatsApp 88 9 9686 6694. sertãoalerta.com@gmail.com.

NOVA COSMÉTICO

CLEUMIO PINTO RADIALISTA DRT/CE 5687 - MATRICULA 7723

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *