Comissão aprova proposta que reconhece festa junina como manifestação da cultura nacional

Neste mês de festejos juninos, muito fortes especialmente no Nordeste do país, a Comissão de Cultura da Câmara deu um passo na ampliação do reconhecimento dessa festa popular como manifestação da cultura nacional. Uma proposta nesse sentido (PL 943/19), do deputado Fábio Mitidieri, do PSD de Sergipe, foi aprovada por unanimidade.

Em entrevista à Rádio Câmara, Mitidieri defendeu a importância do projeto e destacou que as festas juninas, além de uma marca cultural brasileira, são responsáveis por movimentar a economia de diferentes municípios nordestinos nesse período.

“Reconhecimento do que representa os festejos juninos para o povo brasileiro, em especial no Nordeste, o que ele gera de emprego e renda, o que muda o humor do nordestino no período dos festejos juninos. As pessoas ficam mais alegres, mais felizes. É como se a gente esperasse o ano inteiro para chegar esse período. No Nordeste, eu sou de Sergipe, nós chegamos a comemorar 30 dias de festejos juninos.”

Fábio Mitidieri lembra que, nas escolas, as festas juninas também ocupam papel de destaque.

“Para gente também, dançar quadrilha é uma tradição muito forte. Nas escolas, crianças são incentivadas a participar das quadrilhas juninas. E tem competição de quadrilha nas escolas também. Tem também apresentação em praticamente todas as escolas da capital e do interior.”

Para o deputado, as festas juninas são ainda uma oportunidade de lembrar a todo o país o valor da cultura do sertão.

“Não tem São João se você não falar um pouco desse lado interiorano, sertanejo, nordestino. Quando você vê lá nas quadrilhas todo mundo colocando o bigodinho, a roupa remendada, o vaqueiro, o sertanejo, e aquilo é uma forma de homenagem a essa população que é tão querida por nós. A vaquejada que é outra tradição fortíssima nossa. E não se tem vaquejada e cavalgada sem forró. E, nos festejos juninos, então temos cavalgadas em todo o Nordeste. E essa relação com cavalo e com o boi é muito forte para gente. E com festejos juninos, é tudo entrelaçado.”

Relatora, na Comissão de Cultura, do projeto que reconhece as festas juninas com manifestação cultural do país, a deputada Lídice da Mata, do PSB da Bahia, recomendou a aprovação da proposta e lembrou que o São João extrapolou as fronteiras do Nordeste e é hoje uma tradição forte também em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça.

Reportagem – Ana Raquel Macedo – Agência Câmara

Sugestões de Reportagens: 88 9 9686 6694 Tim – 88 9 8110 1111 Vivo – 88 2147 0720 Fixo. Inclua o Sertão Alerta entre os seus links favoritos. VC  Repórter no WhatsApp 88 9 9686 6694. Curta nossa página no Facebook

REI DO LANCHE

CLEUMIO PINTO RADIALISTA DRT/CE 5687 - MATRICULA 7723

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *