Mestre Piauí morre aos 79 anos e povo de Quixeramobim se despede com cortejo cultural

Um dos mais queridos e respeitados mestres da cultura do Ceará, Antonio Batista da Silva, o Mestre Piauí, 79 anos, faleceu nesta terça-feira (18) em Quixeramobim. Ele estava sob cuidados médicos no Hospital Municipal Dr. Pontes Neto, em tratamento de um câncer. O estado de saúde dele havia se complicado no dia anterior deixando a cidade e os amantes da cultura apreensivos. Familiares, amigos e admiradores fizeram um corrente de orações, pela sua melhora. Todavia sua morte foi confirmada por volta das 16 horas.

O último adeus ao Mestre Piauí, um dos Mestres da Cultura mais conhecidos e queridos do Ceará, foi marcado com uma festa pelas ruas da sua terra natal, Quixeramobim, até a sua última morada, o Cemitério de Nossa Senhora do Carmo. No caminho, acompanhado dos filhos, netos, sobrinhos, do príncipe e da princesa do seu reisado, centenas de amigos e admiradores também seguiam o cortejo. Outros aguardavam nas esquinas do percurso fúnebre.

Ainda atendendo pedido do Mestre, as músicas do seu folguedo eram cantadas, com o boi dançando de um lado para o outro na rua. Diante do  Memorial, também dedicado a Conselheiro, Piauí recebeu homenagens de amigos e da Banda Municipal. Dali em diante ele seguiu o restante do percurso com as honrarias de um representante público especial, no carro do Corpo de Bombeiros. Na retaguarda um batalhão de motocicletas com buzinaços, bicicletas e automóveis, também queriam participar da festa, que ainda contou com mais uma apresentação da Banda Municipal na entrada do parque santo.

Vários representantes do Instituto do Patrimônio Histórico Cultural e Natural de Quixeramobim (Iphanaq), dentre eles os professores Ailton Brasil e Neto Camorim, o historiador Ailton Siqueira e também o advogado Pedro Igor, foram se despedir do Mestre Piauí, lembrando que assim como Antônio Conselheiro jamais será esquecido pelo seu povo.

Sugestões de Reportagens: 88 968 6 6694 Tim – 88 2147 0720 Fixo. Inclua o Sertão Alerta entre os seus links favoritos. VC  Repórter no WhatsApp 88 9 9686 6694.

NOVA COSMÉTICO

CLEUMIO PINTO RADIALISTA DRT/CE 5687 - MATRICULA 7723

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *