Turma do MedioTec coleta dados de moradores de Quixadá em aula prática

Estudantes do curso técnico em Gerência de Saúde (MedioTec/Pronatec) de Quixadá realizaram entrevistas com a população do município em aula prática. Os alunos coletaram dados para inseri-los em sistemas gerenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vivência ocorreu na Praça Matriz José Linhares da Páscoa.

De acordo com a professora Ana Márcia de Oliveira, o grupo colheu dados com a população, no intuito de preencher as fichas cadastrais do Sistema de Cadastramento e Acompanhamento dos Hipertensos e Diabéticos (SISHIPERDIA) e do SisPreNatal, software desenvolvido para acompanhamento adequado das gestantes inseridas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN). Posteriormente, as informações seriam incluídas nos sistemas, ambos do SUS.

O público alvo foram os hipertensos, diabéticos e gestantes. A atividade foi bastante produtiva e trouxe muito aprendizado”, explica a professora.

A aluna Cristina Cruz, 17 anos, comenta sobre a importância da atividade para a turma em formação, que teve a oportunidade de conferir os problemas que afetam a comunidade. “Podemos perceber o que realmente acontece com a população. Foi possível notar os problemas que acometem a região e ver a principal queixa deles, a ausência dos agentes comunitários de saúde”, afirma.

Para a estudante Lívia Pessoa, 18 anos, era “notável a carência de uma parcela da população”. Ela fala da importância em ter prestado o serviço para os participantes. “Foi de imenso prazer poder ofertar atenção, carinho. Nada foi tão bom que possa se comparar a nossa felicidade de conhecer a nossa população Quixadaense, por meio do Mediotec”, comenta a jovem.

Sugestões de Reportagens: 88 9686 6694 Tim – 88 9 8110 1111 VIVO  – 88 2147 0720 Fixo. Inclua o Sertão Alerta entre os seus links favoritos. VC Repórter no WhatsApp 88 9 9686 6694. sertãoalerta.com@gmail.com.

REI DO LANCHE

CLEUMIO PINTO RADIALISTA DRT/CE 5687 - MATRICULA 7723

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *