ARTIGO > Águas dos rios Banabuiú e Pedras Brancas

Airton Buriti – Ex-Presidente CSBH – Rio Banabuiú

É verdade que houve aquecimento global e que as consequências para o semiárido, em sua vulnerabilidade, serão de situações mais extremas?

a rioEntão teremos maiores estiagens com menos recarga dos reservatórios, bem como maior frequência de invernos chuvosos ocasionando grandes cheias? Tornando necessário rever a construção dos reservatórios no Estado, principalmente os que ficam na parte alta das bacias que são responsáveis por acumular água garantindo estrategicamente as populações e assegurando a perenização de trechos importantes dos rios do Ceará. Considerando os grandes avanços e pioneirismo na gestão e legislação em recursos hídricos no Ceará, e a luz da necessidade de um olhar estratégico, gostaria de enfatizar a urgência da ligação do Açude Banabuiu ao Açude Pedras Brancas, este construído no Rio Sitiá tem capacidade aproximada de 426 milhões de m³ tendo dificuldade de recarga, pelo tamanho de sua bacia hidrográfica e volumes de chuvas na região. Muitos benefícios entre eles: garantir a pesca como fonte de renda, incrementar a produção ex: caprinos, frangos, alimentos; assegurar abastecimento humano para mais ou menos 10.000 pessoas das regiões de Juatama, Várzea da Onça, Tapuiará, Cipó dos Anjos, ribeirinhos do açude, bem como o abastecimento da cidade de Quixadá, também a perenização de 30 km do Rio Sitiá a juzante até a Barra com o Banabuiu. Atender ao longo da obra várias comunidades do município de Banabuiu.

Enfatizando também que esta ligação dos dois reservatórios auxiliaria no controle de cheias garantindo maior segurança ao reservatório Banabuiu. Alguém já esqueceu que o Castanhão encheu em quinze dias? Vale lembrar que o Açude Banabuiu está numa cota de sangria muito acima ao Pedras Brancas sendo possível uma obra de baixo custo de implantação e manutenção. Por todos esses benefícios para as populações, controle de cheias e principalmente segurança das barragens, solicito dos gestores e técnicos, prioridade e urgência para uma obra que atenda a múltiplos e importantes usos.

Participe do Sertão Alerta sugerindo reportagens fones (88) 9686.6694 Tim ou (88) 9233.8777 Claro e (88) 8865.6118 Oi ou pelo email >  redacao@sertaoalerta.com.br

CLEUMIO PINTO RADIALISTA DRT/CE 5687 - MATRICULA 7723

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *