Fachada da antiga Maternidade de Quixadá com Fábio Oliveira

Descaracterizada após demolição de parte do prédio da antiga maternidade de Quixadá, associação em defesa do patrimônio e tombamento público sugere recuperar a fachada que ficou de pé e a capela que não foi á demolição. Vou dar aqui minha opinião pessoal, mesmo sabendo que pode desagradar aos amigos que abraçam a defesa da história do município. Antes de mais nada, sou a favor da preservação do patrimônio histórico de nossa cidade. Todavia, prevejo que aquela fachada e capela que necessita de uma grande reforma, não existirão recursos para recuperar aquele local e olha que quero estar errado.

Agora em março, chega o prazo final dado pela Diocese de Quixadá para que a associação apresente um projeto e dotação orçamentária para recuperar os espaços. Nesse momento, a fachada do prédio da antiga maternidade só representa uma parede antiga sem serventia nenhuma, que vai servia a noite apenas para mictório de algum bar próximo. Um projeto arquitetônico de recuperação custa caro e se faz necessário atrativos para visitação. Fazer uma pintura não é restauração. A capela, quem observa aos fundos, necessita de escoramentos, mais oportuno seria reconstruir com suas características originais ao lado, porque ela ficou isolada no terreno.

Enfim, temos ainda lutas pela preservação de grandes prédio históricos na cidade de Quixadá. Os galpões no Parque e Açude Cedro estão em ruínas, ali sim cabe um projeto ousado para preservar e colocar um museu para atrair visitantes. Ainda sobre a maternidade, na minha humilde opinião e mesmo que haja recursos, não vejo nenhum projeto atrativo para se contemplar uma fachada histórica. Digo isso porque morei por quase 2 anos em Salvador e lá, existem dezenas de fachadas escoradas por grandes vergalhões esperando por grandes reformas. Torço para que esteja errado, que se possa revitalizar aquela área do centro urbano com uma proposta factível para realização.

Fábio Oliveira

Sugestões de Reportagens: 88 9686 6694 Tim – 88 9 8110 1111 VIVO  – 88 2147 0720 Fixo. Inclua o Sertão Alerta entre os seus links favoritos. VC Repórter no WhatsApp 88 9 9686 6694. sertãoalerta.com@gmail.com. Curta nossa pagina no Facebook.

REI DO LANCHE

CLEUMIO PINTO RADIALISTA DRT/CE 5687 - MATRICULA 7723

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *