“Projeto Sacadas” do CVA fecha semestre com exposição sobre a seca e os carroceiros quixadaenses

O Nordeste é uma região que vem sempre enfrentando grandes desafios e o maior deles é a estiagem, a falta de chuvas, toda essa realidade está sendo exposta através de um trabalho pedagógico desenvolvido pelo Colégio Valdemar de Alcântara. Os alunos através de pesquisas e entrevistas, realizaram a exposição de imagens, vídeos de entrevistas onde mostram a tradição muito presente no Nordeste, o Carroceiro (um veiculo de tração animal onde leva água as residências dos moradores do interior cearense).

Os alunos do CVA além da exposição ainda assistem um documentário sobre os carroceiros quixadaenses.

Com esta realidade o Colégio realizou a Semana Acadêmica, Cultural, Ambiental e Social com temas relevantes na questão hídrica e também a tradição dos carroceiros de Quixadá. Os alunos planejaram e realizaram todo o trabalho para nesta quarta-feira (14) através de Exposição além de Teatro, Dança e Música. Os trabalhos estão sendo mostrados na própria escola, para os alunos e a noite será aberta para ao público.

De acordo com a aluna Gerliane Silva, foi um trabalho que surpreendeu aos próprios alunos quando realizavam o trabalho de campo, descobrindo a importância do carroceiro no dia a dia. Com esta experiência vivida durante as pesquisas cita grandes autores da literatura brasileira com Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos.

Já o aluno e cordelista Mauricio Antonio Cruz, buscou retratar a força e coragem do nordestino, o titulo “Povo de Massapê” representando onde o povo cearense vive. O cordel deu origem ao titulo escolhido pelos colegas para a exposição que retrata as diversidades vividas no período da seca, mas também traz a leveza e alegria das crianças e do sertanejo. Através de registros fotográficos trazem esta representatividade.

Aluno e Cordelista Antonio Mauricio fez o cordel que inspirou o titulo exposição sobre a seca.

Jamile Scarane, aluna do Colégio Valdemar Alcântara explicou que além da industria da seca através dos clicks do fotografo Tarcísio Filho que mostra pessoas felizes como crianças se divertindo com brincadeiras, andando de bicicleta e até tocando violão e mostrando uma face que muitas vezes as pessoas não conseguem enxergar no árido sertão nordestino.

O trabalho será encerrado à noite com a abertura da exposição ao público. Apresentações de Teatro, Dança e Música também trazendo o tema mostrado através das exposições. A Professora de Artes Luíza de Marilac reforçou a culminância onde os alunos apresentam todo o trabalho desenvolvido no semestre com o projeto “SACADAS”, a proposta é que a exposição “Povo de Massapê” e “Carroceiros de Quixadá” se transforme em uma exposição itinerante e passe a visitar escolas e espaços culturais da cidade.

Mais Imagens:

Os alunos conheceram a historia dos carroceiros Quixadaenses.

A equipe do 3º Ano que realizaram a Exposição “Povo de Massapê”

Equipe de alunos que realizaram o trabalho de pesquisa sobre os carroceirros quixadaenses.

Os visitantes saíram com o conhecimento ampliado sobre os carroceiros de Quxiadá

A expectativa dos alunos antes de entrarem na exposição sobre a seca.

Sugestões de Reportagens: 88 9686 6694 Tim – 88 8849 5444 OI – 88 2147 0720 Fixo. Inclua o Sertão Alerta entre os seus links favoritos. VC Repórter no WhatsApp 88 9 9686 6694. sertãoalerta.com@gmail.com.

 

CLEUMIO PINTO RADIALISTA DRT/CE 5687 - MATRICULA 7723

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *