Danilo Forte assegura que mais municípios cearenses sejam atendidos por ações da Funasa

O presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Rodrigo Dias, recebeu na manhã dessa sexta-feira (10) o deputado federal Danilo Forte para debater sobre ações capazes de minimizar os problemas gerados pela falta de água no Ceará. Durante o encontro foram acolhidas as demandas apresentadas pelo parlamentar com a contemplação dos municípios de Alto Santo, Itapipoca, Aracoiaba, Irauçuba, Jaguaribe, Jaguaruana, Miraíma, Pacajus, Solonópole, Iracema, Apuiarés e Itaiçaba em projetos de abastecimento de água, melhorias sanitárias e construção de novas moradias em substituição a casa de taipa. Também serão atendidos Piquet Carneiro, Tejuçuoca, Tabuleiro do Norte, Guaraciaba do norte, Jaguaretama, Varjota, Senador Pompeu e General Sampaio.

“No Ceará temos municípios, como é o caso de Irauçuba no posto de terceira cidade do Brasil com maior área de desertificação, que têm uma preocupação grande com o problema da crise hídrica. São necessárias ações imediatas para resguardar a garantia do abastecimento de água, principalmente para consumo humano, para diminuir o sofrimento das famílias”, explica Danilo Forte.

Entre outros benefícios, a inclusão dos municípios na programação do órgão vai assegurar a continuidade do trabalho de implantação do sistema de abastecimento de água de Itapipoca que está com 53% da estrutura concluída. Iniciada em 2007, quando Forte estava na presidência da Funasa, a obra vai interligar 21 localidades da região levando água para aproximadamente 2 mil famílias.

Em outubro, um mapa divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), apontou que 100% do território do Ceará foi atingido por algum nível de seca, que varia de fraca a excepcional.

Em agosto, o Ceará ainda tinha 19,8% sem seca, mas o índice caiu para zero, enquanto a área com seca extrema, que era apenas de 5,28%, passou para 10,75%, atingindo municípios das macrorregiões do Cariri, Sertão Central e Inhamuns. Atento aos problemas gerados pela falta de chuva, Danilo Forte tem trabalho junto a Funasa para executar uma política de combate aos efeitos da seca.

Sugestões de Reportagens: 88 968 6 6694 Tim – 88 8849 5444 OI – 88 9233 8777 Claro. Inclua o Sertão Alerta entre os seus links favoritos. VC Repórter no WhatsApp 88 9 9686 6694.

CLEUMIO PINTO RADIALISTA DRT/CE 5687 - MATRICULA 7723

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *