Novo pavimento do IJF 2 é entregue e amplia para 130 o número de novos leitos no hospital

“O IJF hoje é uma referência não apenas para Fortaleza, mas recebe pacientes de todo o Ceará. Em nossa próxima gestão, continuaremos a apoiar iniciativas para integrar os serviços de saúde para que possamos universalizar o atendimento de qualidade no Estado como um todo”, afirmou o governador Camilo Santana durante a solenidade de ampliação do atendimento do IJF 2, com a implantação de 71 novos leitos no segundo andar do prédio. Durante o evento, 271 profissionais de saúde que vão atuar na nova unidade tomaram posse.

Um dos primeiros pacientes é Elenildo Filho Virgínio, de 10 anos a ocupa um dos 24 leitos reservados ao atendimento exclusivo de crianças vítimas de traumas graves,

Um dos primeiros pacientes é Elenildo Filho Virgínio, de 10 anos, que sofreu um acidente de moto no dia 22 de dezembro, em Beberibe. Ele ocupa um dos 24 leitos reservados ao atendimento exclusivo de crianças vítimas de traumas graves, no novo pavimento. “Devido à complexidade do caso, foi necessário trazer o meu filho para o IJF e foi uma boa surpresa depois que ele saiu da UTI ter acesso a essa área que conta com uma ótima estrutura”, disse a professora Maria do Socorro da Costa, 45, mãe de Elenildo.

A nova unidade contava, desde outubro passado, com 59 novos leitos. Agora, com os novos 71, o hospital dispõe de 130 leitos em funcionamento. Ao todo, o IJF terá 203 leitos, nove salas de cirurgia, serviços de hemodinâmica e ressonância magnética nuclear. A obra fica na área em frente ao IJF e contempla o novo edifício a urbanização do entorno e a interligação entre o novo hospital e o já existente. O novo pavimento do IJF 2 também é equipado com salas de repouso, postos de enfermagem, copas, banheiros, depósitos e farmácia, sendo ligado ao prédio principal por meio de uma passarela sobre a área de convivência da Rua Antônio Pompeu.

“O IJF 2 está sendo construído através de uma parceria e planejamento conjunto entre Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará. Hoje os dois andares em funcionamento já tem capacidade de atendimento maior do que qualquer Gonzaguinha ou Frotinha existente, podemos dizer que contamos com um novo hospital”, salientou o prefeito Roberto Cláudio.

Iniciada em abril de 2016, a obra tem um orçamento na ordem de R$ 74,6 milhões, com recursos oriundos do Governo do Ceará (50%) e Prefeitura de Fortaleza (50%). A obra possui conclusão prevista para o fim do primeiro semestre de 2019. Do valor total da intervenção, R$ 42 milhões foram destinados para a construção do novo prédio e o restante será para aquisição de mobiliário, compra de equipamentos, como elevadores e centrais de ar-condicionado e melhorias para o prédio do IJF já existente.

Graças à parceria entre o Governo e Prefeitura, a construção do IJF 2 está permitindo a ampliação do número de leitos, das salas de cirurgia, UTIs e salas de recuperação.

Graças à parceria entre o Governo e Prefeitura, a construção do IJF 2 está permitindo a ampliação do número de leitos, das salas de cirurgia, UTIs e salas de recuperação. Depois de totalmente concluído, o IJF 2 terá 13.237m² de área construída e haverá um acréscimo de 91% em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Em leitos para acompanhamento pós-operatório, o aumento será de 82%. Já as enfermarias serão reforçadas com uma ampliação de 41% no número de leitos. Além disso, a estrutura também permitirá a instalação dos serviços de Ressonância Magnética e Hemodinâmica, atualmente indisponíveis na rede municipal de saúde.

Sugestões de Reportagens: 88 9686 6694 Tim – 88 9 8110 1111 VIVO  – 88 2147 0720 Fixo. Inclua o Sertão Alerta entre os seus links favoritos. VC Repórter no WhatsApp 88 9 9686 6694. sertãoalerta.com@gmail.com.

SANTA CLOTILDE

CLEUMIO PINTO RADIALISTA DRT/CE 5687 - MATRICULA 7723

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *