Esses dias deparei-me com uma notícia sobre o Papa Francisco. Uma matéria do jornal “O Globo” dizia: “Visita do papa ao Brasil custará R$ 118 milhões para os cofres públicos”. Fui ler.
Bom, pra início de conversa deixo claro que sou católico. Então, Francisco estará no Brasil em julho para participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, e ainda vai visitar Aparecida, em São Paulo. Será a primeira visita papal de Francisco ao País. Verdade, o Brasil é o país da década mesmo, viu?! É Copa, Olimpíadas e, ainda, a primeira visita do novo Papa.
Tudo seria mágico se os problemas não começassem a aparecer. A mesma notícia que citei no começo deste artigo fala sobre o custo de tal visita: 118 milhões de reais. ‘Armaria Nam’, é muito né? Bom, eu acho. Se por outro lado víssemos o quanto sofremos para conseguir marcar uma simples consulta no médico, tirar 118 milhões dos cofres públicos para uma visita, embora que do novo Papa, eu vejo como uma afronta ao povo. Mas o Papa não tem culpa. O país deixa transparecer que é uma potência e que a saúde e a educação, as pilastras fundamentais de um país, são uma das melhores, o que não são.
O Brasil gosta mesmo é de aparecer. Já pensou, ficar entre as cinco potências mundiais? Incrível! Mas, a quinta potência sem médico no posto de saúde, sem um professor bem pago, sem um policial bem pago. A quinta potência que enfrenta miséria e acumula desigualdade. A quinta potência que não consegue acabar com a corrupção e com a impunidade.
Espero que a gente não venha a passar vergonha, afinal é muito dinheiro para garantir a segurança e o conforto de sua santidade. Homens das forças armadas brasileira estarão de prontidão para que nada aconteça com Francisco. Espero que estes mesmos que protegerão o Papa possam ainda garantir a tranquilidade do trabalhador que se vê refém dos bandidos Brasil a fora.
Contrariando a todos, o Papa Francisco não é Pop, e, diga-se de passagem, é muito humilde, o que me faz crer que sua estadia no Brasil, embora muita cara deverá servir pelo menos para uma reflexão sobre o mundo em que vivemos.
Elistênio Alves (88) 9930-6997
Graduado em Letras/Espanhol pela Universidade Federal do Ceará.
Participe do Sertão Alerta sugerindo reportagens fones (88) 9686.6694 Tim ou (88) 9233.8777 Claro e (88) 8865.6118 Oi ou pelo email > redacao@sertaoalerta.com.br
Deixe uma resposta